Segunda sem Carne ?

Segunda sem Carne ?

postado em: Bem Estar | 0

A Segunda sem Carne é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-ambiente da Prefeitura de São Paulo, cujo objetivo é incentivar a redução do consumo de carne e apoiar diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde.

Propõe-se a  conscientizar as pessoas sobre os impactos que o  uso de produtos de origem animal  para alimentação tem sobre as pessoas,  os animais e  o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Pelas pessoas

Segundo o Ministério da saúde, para um cardápio saudável o consumo de alimentos de origem animal deve se dar de forma moderada. A redução do consumo de carne com a substituição por  verduras, legumes, frutas e cereais traz benefícios para a saúde com a redução da exposição aos riscos de ingestão excessiva de carne.

Para as pessoas a redução da carne representa uma atitude positiva em direção a uma reeducação alimentar e a degustação de novos sabores.

Pelos animais

Os animais merecem nosso respeito. O modelo atual de consumo desenfreado de carne causa a tortura e morte de animais, modelo que não se coaduna com o atual estágio da nossa civilização.

Para os animais representa não-violência.

Pelo planeta

Dados oficiais demonstram que a pecuária é diretamente responsável pela emissão de gases causadores do efeito estufa. No Brasil, ela ainda  é responsável pelo desmatamento da floresta amazônica.

Outros dados apontam ainda para o consumo da carne estar diretamente ligado à fome mundial, já que a criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.).

É possível viver de forma saudável e prazerosa sem o consumo da carne. Ao menos podemos tentar a redução e experimentar a liberdade dessa escolha.

A segunda-feira é o  dia sinônimo de mudanças, mas podemos praticar  qualquer dia e quem sabe esticar a semana inteira.

A paz começa no prato.

Deixe uma resposta