Você sabe o que é  NO POO e  LOW POO?

Você sabe o que é NO POO e LOW POO?

postado em: Beleza | 0

Ambas são técnicas de cuidados com os cabelos desenvolvidos por um cabeleireira inglesa.

O couro cabeludo produz oleosidade que vai descendo pelos fios. No caso dos cabelos lisos, a oleosidade consegue chegar até a ponta com mais facilidade. Já no caso dos cabelos cacheados, esse processo é bem mais lento e causa o ressecamento.

Ela percebeu então que os produtos utilizados para cabelos cacheados deveriam ser diferentes.

O Sulfato que está presente na composição da grande maioria dos xampus, tende a ressecar os fios, porque faz uma limpeza que retira totalmente a oleosidade.

Daí surgiu a ideia de eliminar os xampus com sulfato.

Ela notou também que os silicones que não são solúveis em água  vão grudando no cabelo, deixando-os opacos e sem vida.

Além disso o ideal também é usar produtos livres de petrolatos.

A partir dessas constatações ela criou o método no poo que significa sem xampu e o lo poo que significa menos xampu (sem sulfato).

Apesar das técnicas terem sido pensadas inicialmente para cabelos cacheados, o certo é que quem tem cabelos normais a secos ou com química também pode se beneficiar.

Como o sulfato é forte, toda vez que lavamos o cabelo com xampu com sulfato estamos tirando toda e qualquer hidratação que façamos no cabelo. Isso explica porque hidratamos muitas vezes e o resultado nem sempre aparece.

As opções para quem quer tirar o sulfato, petrolatos  e os silicones da rotina dos cabelos é aderir a uma das técnicas.

Na técnica do no poo, no lugar de usar xampu a ideia é fazer apenas o co-wash que é lavar o cabelo apenas com condicionador. Pode parecer estranho, mas ele também limpa e não agride tantos os fios. Acredito que o no poo seja mais adequado mesmo para os mais cacheados a crespos.

Já se não quer radicalizar tanto, a opção é o low poo. Neste caso lavam-se os cabelos com xampus que não contenham sulfatos nem silicones na composição e intercala a lavagem fazendo o co-wash. Ou seja, lava-se uma vez com xampu e na outra vez lava-se apenas com condicionador.

Atualmente já existem no mercado os produtos com a indicação de no poo e low poo, mas se o rótulo do produto não fala, o jeito é recorrer à composição para ter certeza de que são liberados.

O método serve para qualquer cabelo, pois sulfatos e silicones são prejudiciais para todos os cabelos, com resultados visíveis em poucas lavagens.

Deixe uma resposta