Como organizar suas finanças em 2017

Como organizar suas finanças em 2017

postado em: Organização | 0

Fim de ano chegando, é um momento festas, confraternizações, eventos, reflexões e planos para o próximo ano.

Que tal aproveitar esse momento e incluir ações simples de planejamento financeiro para 2017?

Seguem algumas dicas simples que podem te ajudar a iniciar o ano com as finanças mais organizadas:

1) faça uma lista de todas as suas receitas mensais (salário, rendimentos, aluguel, etc) e também uma lista das suas despesas (moradia, transporte, alimentação, educação, lazer, etc)
2) verifique e certifique-se que as receitas sejam suficientes para pagar as despesas.
3) Caso no primeiro momento você verifique que as receitas são menores que as despesas, repasse toda a lista de despesas e pense se há alguma forma de reduzir, ainda que temporariamente, para que você consiga equilibrar sua vida financeira. Ou ainda, pense se há alternativas para aumentar as suas receitas neste momento.
4) Lembre-se que Janeiro é um mês com várias despesas extras, como IPTU, IPVA e material escolar. Aproveite o recebimento do seu décimo terceiro para se programar para essas despesas.
5) organize-se em relação aos presentes de natal, compre presentes que caibam no seu orçamento. Com certeza as pessoas vão entender o seu gesto de carinho recebendo um presente que está ao seu alcance. Evite se endividar para essa finalidade.
6) use seu cartão de crédito de forma consciente. Ele pode ser um grande aliado na organização das finanças porque possibilita centralizar o pagamento dos gastos em um único vencimento. Porém é necessário atentar para que o valor da fatura seja integralmente pago no vencimento e fique dentro do orçamento. Você pode determinar um valor máximo de fatura mensal no seu orçamento e quando chega próximo a esse limite, aguardar o fechamento da fatura para novas compras.

São dicas simples que podem fazer você passar um ano todo mais organizada e tranquila.

Deixe uma resposta