Harmonia na casa e na vida. Método Fly Lady. Você conhece?

Harmonia na casa e na vida. Método Fly Lady. Você conhece?

postado em: Organização | 0

Você sabia que a sua casa reflete seu estado emocional? Se você anda estressada, cansada ou desanimada, provavelmente a sua casa esteja bagunçada. A nossa casa, assim como a nossa roupa, falam a mesma linguagem, ambas refletem nossas emoções.Então se você está com ideias desordenadas possivelmente esse seja o reflexo na sua casa.

Uma maneira bacana de começar a sair do estresse ou desanimo é começar a se organizar e organizar a sua casa. Num primeiro momento pode parecer que não tem nada a ver. E você pode até me questionar se com isso não vai ficar mais cansada ainda. (?) Bem, pode ser que você fique cansada fisicamente na arrumação, isso é natural, mas logo em seguida irá experimentar uma sensação de alívio de leveza.

Uma casa organizada e funcional tem o poder de trazer harmonia na nossa vida, por isso considero tão importante cuidarmos de cada cantinho do nosso lar. Você já viu alguma revista de decoração e se apaixonou por um ambiente? Tenho certeza que não havia bagunça. Não quero dizer que tenhamos que viver em casas de revistas, é claro que sempre haverá pela casa as marcas dos moradores e  isso é saudável, mas isso não se confunde com desorganização .

Há  alguns anos atrás quando comecei a me interessar pelo assunto de organização, comecei a seguir o site da Fly Lady, uma norte-americana que propõe um método para cuidarmos da casa e da rotina. No começo tentei seguir a risca e aprendi muito, mas com o tempo fui adaptando o sistema às minhas necessidades,  o que é o ideal.

Dois hábitos para começar

  1. Antes de começar a se organizar você precisa fazer um declutter (destralhar) na sua casa, desfazendo-se de objetos e roupas, que não servem mais. Ela sugere que você comece fazendo 15 minutos diários, o que funciona muito bem para quem não tem muito tempo.

Este hábito é o primeiro a ser adquirido, pois com o tempo vamos acumulando outras coisas e assim garantimos que iremos manter apenas o que é útil e bacana.

  1. Feito o declutter você deve estabelecer uma rotina matinal (veja um exemplo aqui) e outra rotina noturna para estabelecer um padrão e manter a organização e o caos bem longe.

Independente de você ter alguém que a ajude em casa ou não, a organização incumbe a nós.

O objetivo de ter um método é tornar tudo simples e fácil para deixar a casa leve e prática. Comece a se organizar e organizar suas rotinas e perceba como ganhar tempo para cuidar também de si mesma, ficando mais motivada, leve  e feliz  !

Em outro post vamos falar o que mais podemos fazer segundo o método . Vou deixar aqui o link do site oficial Fly Lady.

Deixe uma resposta